VACINAÇÃO CONTRA GRIPE H1N1 COMEÇA EM 04 DE ABRIL EM SÃO PAULO!

A gripe chegou mais cedo ao Brasil este ano e vem causando pânico na população devido à forte circulação do Influenza A H1N1, o mesmo tipo de vírus qua causou a grave epidemia mundial de 2009. Até ontem, 55 pessoas já haviam morrido em decorrência de complicações do H1N1 apenas no estado de São Paulo, número este considerado alarmante.

Por conta disso, a Secretaria de Saúde de SP antecipou a campanha de vacinação deste ano para a próxima Segunda-feira. A vacina disponibilizada, no entanto, é a mesma dada no ano passado, de forma que as pessoas que forem vacinadas estarão protegidas contra o H1N1, mas não contra outros tipos de Influenza que estão circulando este ano.

A campanha seguirá uma ordem lógica de prioridade, ditada pelo risco das pessoas contraírem o vírus e desenvolverem complicações da doença:

04/04: início da vacinação de profissionais de Saúde 11/04: início da vacinação para gestantes, idosos e crianças de 6 meses a 5 anos 18/04: início da vacinação de mulheres que acabaram de ter filhos e de pacientes com doenças crônicas

Os demais pacientes devem aguardar a chegada da vacina de gripe deste ano caso não consigam se vacinar em clínicas privadas. A vacina com os vírus deste ano deve ser disponibilizada a partida de 30 de Abril.

Finalmente, alguns pontos precisam ser esclarecidos:

1. A vacina contra influenza NÃO causa gripe. As vacinas disponíveis são feitas com vírus inativados, ou seja, vírus mortos. No entanto, elas pode dar efeitos colaterais que se parecem com um quadro gripal, como dores no corpo e dor de cabeça.

2. Quem tomar a vacina do ano passado estará protegido contra o H1N1, mas não necessariamente contra outros vírus influenza que estão circulando este ano. Sendo assim, essas pessoas precisarão ser revacinadas quando chegarem as vacinas atualizadas em 30 de Abril.

3. Dois tipos de vacina contra a gripe costumam estar disponíveis: a trivalente e a quadrivalente. Ambas protegem contra o Influenza A H1N1 (que é o mais perigoso), mas a trivalente protege apenas contra 1 tipo de influenza B, enquanto a quadrivalente protege contra os dois tipos deste vírus. Sendo assim, quem tomar a vacina trivalente ainda estará susceptível a ter gripe, embora os riscos de complicações sejam pequenos.


Featured Review
Tag Cloud
No tags yet.