Hoje é Dia Mundial da DPOC

Hoje é Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), popularmente conhecida como "enfisema pulmonar". A DPOC é causada na maioria das vezes pelo consumo de cigarro e outras formas de tabaco - charutos, cachimbos, narguilé. No entanto, o uso de fogão à lenha é também um causador importante de DPOC em mulheres, principalmente em países subdesenvolvidos e em desenvolvimento.

A DPOC se manifesta com tosse e falta de ar que inicialmente ocorre apenas aos grandes esforços e vai progressivamente piorando. Chiado no peito também é comum e muitas vezes os pacientes procuram repetidamente os pronto-socorros por crises de piora da falta de ar. Em pacientes fumantes ou que tenham outras exposições de risco (ex. fogão à lenha, mineração) e que apresentem algum desses sintomas, o diagnóstico pode ser feito com uma prova de sopro. Esse exame é rápido, barato, simples e indolor.

A DPOC não tem cura, mas o conhecimento da doença aumentou muito nas últimas décadas e com isso surgiram novas opções de tratamento que felizmente têm contribuído para melhorar os sintomas e a qualidade de vida dos pacientes. Parar de fumar continua sendo fundamental para evitar que a doença progrida, mas hoje temos uma ampla gama de medicamentos disponíveis para auxiliar no tratamento. Fazer exercícios, sempre com orientação médica, comprovadamente melhora os sintomas e a qualidade de vida.

Caso você acredite ser portador de DPOC, procure um pneumologista! O site da Associação Brasileira de Portadores de DPOC (http://www.dpoc.org.br) também tem informações práticas importantes.

‪#‎DiaMundialDaDPOC‬ ‪#‎WorldCOPDDay‬ ‪#‎FightCOP‬


Featured Review
Tag Cloud
No tags yet.