Os perigos do Narguilé

O narguilé é uma forma comum de consumo de tabaco no Oriente Médio, mas infelizmente tem se popularizado entre os jovens brasileiros. Ao ser oferecido em bares e restaurantes como um passa-tempo e forma de socialização, criou-se uma falsa idéia de que seu uso seria inofensivo.

No entanto, assim como o cigarro comum, o narguilé vicia e suas consequências para a saúde podem ser desastrosas. Seu funcionamento baseia-se na queima de folhas de tabaco e aspiração da fumaça resultante após passagem desta for um "filtro" de água. Ocorre que o dito "filtro" efetivamente não é capaz de eliminar pequenas partículas e a quantidade de alcatrão, nicotina, metais pesados e outras substâncias cancerígenas que são inaladas durante o processo é muitas vezes maior do que com cigarros comuns.

Desta forma, os efeitos a longo prazo são os mesmos do cigarro comum, com aumento do risco de desenvolver bronquite crônica, enfisema, infarto e câncer de pulmão. Agudamente, durante o uso do narguilé, há ainda o risco adicional de adquirir doenças infecto-contagiosas como tuberculose e herpes labial devido ao compartilhamento do aparelho.


Featured Review
Tag Cloud
No tags yet.