Fumar maconha causa problemas à saúde?

Num momento em que se volta a discutir a legalização das drogas no Brasil, vale a pena destacar alguns pontos. Independentemente dos aspectos psicossociais relacionados ao consumo das drogas e da espiral de violência que estas geram na sociedade, há ainda pessoas que defendem que o consumo recreativo de maconha não causa problemas à saúde.

Isso, no entanto, não é verdade. A fumaça do cigarro de maconha, imediatamente após a sua inalação, pode levar a crises de chiado no peito e falta de ar em pacientes asmáticos. Além disso, a forma peculiar como é fumado o cigarro de maconha pode causar pequenas rupturas no pulmão, levando a uma doença potencialmente grave denominada pneumotórax.

A longo prazo, o uso habitual de maconha está relacionado a doenças psiquiátricas e perda de memória. Além disso, a queima do cigarro de maconha libera praticamente as mesmas substâncias liberadas na queima do cigarro comum, com o agravante de que nos cigarros de machona normalmente não há filtro. Por este motivo, o uso de maconha causa um tipo específico de enfisema que se manifesta com a formação de grandes bolhas nos pulmões. Há também um potencial aumento de risco de câncer de pulmão entre os usuários de maconha, mas o impacto disso ainda não foi esclarecido.


Featured Review
Tag Cloud
No tags yet.